segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Em visita a hospital, Marta diz que Alencar está ótimo e despachando normalmente

14/01/2008 - 15h35

REGIANE SOARES

Da Folha Online

A ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), fez uma visita nesta segunda-feira ao presidente em exercício, José Alencar, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Marta afirmou que ele está ótimo e despachando normalmente do quarto do hospital.

Alencar assumiu hoje a Presidência no lugar de Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou à Guatemala e Cuba.

"O que me deixou feliz é que ele está muito bem.

Foi muito bom vê-lo porque ele tem aquela energia e aquele ânimo."

A ministra disse que despachou assuntos de sua pasta com Alencar. Entre os assuntos abordados, segundo ela, está a questão do câmbio, mas Marta não deu detalhes sobre o assunto.

A petista afirmou ainda que, apesar de o presidente em exercício estar bem, não há previsão de alta médica, mas que ele quer sair o mais rápido possível. "Ele está lá amarrado."

Alencar está internado desde anteontem (12) para tratamento médico de quadro infeccioso. Segundo informações do hospital, seu quadro de saúde é estável. Aos 76 anos, ele se submete a tratamento de um tumor no abdome.

No fim de semana passado, Alencar esteve internado no Sírio-Libanês para sessões de quimioterapia. Em outubro de 2007, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de nódulos na mesma região.

Alencar recebeu hoje vários telefonemas de solidariedade e de trabalho, mas não atendeu a todos. Em conversa com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), ele falou sobre sua intenção de deixar o hospital.

"Eu vou fugir deste hospital. Sair do hospital e driblar a segurança é tranqüilo, o problema é a imprensa lá fora. Não tem como escapar", teria dito Alencar ao líder tucano. Ainda hoje, Alencar vai receber o ministro Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional).

Viagem

Lula viajou hoje para a Guatemala, onde participa da cerimônia de posse do presidente eleito Álvaro Colom. Em seguida, vai para Cuba na companhia de vários ministros e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

O presidente deve se reunir com seu colega de Cuba, Fidel Castro, na próxima semana.

Mas a certeza do encontro depende da autorização de médicos pelo fato de ele estar se recuperando de problemas de saúde desde 31 de julho do ano passado.

Em decorrência dos problemas de saúde, Fidel tem sido substituído interinamente na Presidência por seu irmão mais novo, Raul Castro.

Acompanham Lula na viagem a Cuba os ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento), José Gomes Temporão (Saúde), Fernando Haddad (Educação) e Celso Amorim (Relações Exteriores), além do presidente da Petrobras.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u363294.shtml

Nenhum comentário: