sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

 Os elementos químicos do corpo humano



O corpo humano é constituído por, pelo menos, cerca de 60 produtos químicos diferentes, muitos dos quais são desconhecidos no propósito organismo. Destes 60, uma dúzia estão presentes em maiores quantidades. Hoje vamos falar sobre a química da vida, a composição química de nossos corpos e conhecer os 12 produtos químicos no corpo humano em maior abundância.

Composição química do corpo humano

Saber como e quais os elementos que compõem o corpo humano é essencial para entender como ele funciona, seus mecanismos fisiológicos e de como suas estruturas interagir. Cerca de 96% do nosso corpo é composto por quatro elementos, em particular,
oxigénio, carbono, hidrogénio e azoto, em grande parte, na forma de água.

Os restantes 4% é composta por alguns outros itens e podemos dizer que 99% do corpo é composto de seis elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Em seguida, expanda alguns detalhes.

Os 12 itens

Oxigénio (65%)

Todos nós sabemos a importância da água para a vida e 60% do peso corporal é água. Oxigênio (O, 8) ocupa o primeiro lugar na lista e faz-se 65% do corpo.

Carbono (18%)

De carbono (C, 6) é um dos elementos mais importantes para a vida. Através de ligações de carbono e que podem formar romper com uma quantidade mínima de energia, permite química orgânica dinâmico que ocorre a nível celular.

De hidrogénio (10%)

Hidrogênio (H, 1) é o elemento químico mais abundante no universo. Em nossos corpos algo muito semelhante acontece próximo ao oxigênio como a água é o terceiro na lista.

Azoto (3%)

Presentes em muitas moléculas orgânicas, azoto (N, 7) constituída por 3% do corpo humano. Trata-se, por exemplo, os aminoácidos que compõem as proteínas e ácidos nucleicos no ADN.

De cálcio (1,5%)

Dos minerais que formam o corpo, o cálcio (Ca, 20) é o mais abundante e vital para o nosso desenvolvimento. Encontra-se ao longo de praticamente todo o corpo, tal como ossos e dentes. Eles também são muito importante na regulação de proteínas.

Fósforo (1%)

Fósforo (P, 15) também é muito importante para as estruturas ósseas do corpo onde abunda. No entanto, também predominam no fornecimento de moléculas de energia ATP às células.

De potássio (0,25%)

Apesar de ocupar apenas 0,25% do nosso corpo, potássio (K, 19) é vital para a operação. Ajuda na regulação do batimento cardíaco e sinalização nervosa elétrica.

Enxofre (0,25%)

Enxofre (S, 16) é tão essencial na química de muitas agências. Ele está localizado nos aminoácidos e é essencial para a forma de proteína.

Sódio (0,15%)

Eletrólito é outra vital quando se trata de sinalização nervosas elétricos. Sódio (Na, 11), também regula a quantidade de água no organismo, sendo um elemento essencial para a vida igual.

Cloro (0,15%)

Cloro (Cl, 17), normalmente encontrado no corpo humano para o modo de ião negativo, isto é, como o cloreto. Trata-se de um electrólito importante manter o equilíbrio normal de líquido no corpo.

Magnésio (0,05%)

Mais uma vez, na estrutura óssea e muscular, sendo ambas muito importante. O magnésio (Mg, 12), por sua vez, é necessária em muitas reacções metabólicas essenciais para a vida.

Ferro (0,006%)

Apesar de ferro (Fe, 26) ocupa a última posição na lista, ainda é primordial. É essencial no metabolismo de quase todos os organismos vivos. É encontrado em hemoglobina, transporta o oxigénio nas células vermelhas do sangue.

Outros

Outros elementos químicos que constituem o corpo são: cobre, zinco, selénio, molibdénio, flúor, iodo, manganês, lítio, cobalto, estrôncio, alumínio, silício, chumbo, arsénio e de vanádio, entre outras proporções desprezáveis. Na realidade, pouco se sabe sobre as funções que muitos desses elementos desempenham em nosso corpo.

É muito interessante saber o que faz o nosso corpo em um nível químico e como tudo está intrinsecamente relacionado para lançar esta máquina muito complexa que chamamos de corpo humano em, você não acha? Você está surpreso em saber que no seu corpo existem diferentes quantidades desses elementos?
 
FONTE: INFOESCOLA

Nenhum comentário: