Fonte: Leite Filho
23 de fevereiro de 2013
A ênfase ao uso das redes sociais, em todas as suas comunicações internas e externas, foi um dos temas centrais do seminário que a Direção nacional do PDT realizou com o diretório do Ceará. Durante cinco horas de intensos debates, em que os novos prefeitos, vereadores e ex-candidatos às eleições municipais de 2012, fizeram uma avaliação de suas experiências e se debruçaram sobre a necessidade de intensificar a criação de núcleos de base, a formação política, as técnicas de gestão e planejamento e, sobretudo, as novas ferramentas oferecidas pela internet. Hoje, sábado 23/02, ocorre o Seminário de Belém do Pará.
Como acontece com todos os eventos que o PDT vem realizando nos estados (este é o terceiro só este ano), o seminário começou com a transmissão ao vivo dos debates, tanto pela TV como pela Rádio Legalidade. Estas eram, ao mesmo tempo, acompanhadas por centenas de militantes no Twitter, Facebook e Justin do resto do Brasil, numa forma de interação que o partido pretende ver massificada em todos os seus níveis - municipal, regional e nacional.
O deputado e Líder na Câmara Federal, André Figueiredo, que também preside um dos diretórios mais oragnizados do país, fez uma preleção inicial para mostrar o crescimento pedetista no Estado, que ampliou consideravelmente o número de prefeitos e vereadores, assim como a inserção nos 187 municípios do stado. Lá estavam presentes cerca de 400 pessoas, vindas de pelo menos 54 diferentes municípios.
André abriu a palavra não só aos candidatos vitoriosos como também àqueles que não conseguiram se eleger, todos contando sua experiência e seu empenho em oferecer uma proposta alternativa aos velhos hábitos da política tradicional. O prefeito de Capistrano, por exemplo, Cláudio Saraiva, contou como tem atuado para desenvolver a educação no município, principal bandeira do partido, diante de um quadro de abandono das crianças e para as quais já providenciou a vinda de 13 vans para o transporte escolar, enquanto providencia a remodelação das atuais e construção de nova uniddes escolares, com vistas à política de escola integral, principal bandeira do PDT.
O vereador Ênio Alencar, que não conseguiu eleger-se por muito pouco prefeito de Barreira, mostrou como é difícil enfrentar as velhas oligarquias, o que, para ele, como frisou, não é motivo de desânimo, mas sim de mais dedicação a uma causa, que ele espera ver vencedora nas próximas eleições. Ênio disse que o PDT proporciona um ambiente saudável ao militante na medida que abre caminho para propostas renovadoras e condizentes com as aspirações dos munícipes.
Por sua vez, os deputados estaduais Heitor Ferrer, Patrícia Saboya, e Ferreira Aragão colocaram-se à disposição na Assembleia para fazer um novo partido, que não seja apenas promessa de poder mas uma ferramenta moderna para mudar o cotidiano das velhas práticas. Ainda estiveram presentes o vereador Teixeira Iraguassu, o presidente de honra cearense Flávio Torres, Papito Ferreira, Ivaldo Paixão, Cristina Luz e outros dirigentes.
Clique aqui para saber da organização dos seminários
Por sua vez, o secretário nacional do PDT, Manoel Dias, também presidente da Fundação de Estudos Políticos Leonel Brizola - Alberto Pasqualini (FLB), destacou a necessidade de o partido não apenas discutir mas levar à prática do conteúdo dos debates destes seminários que estão se multiplicando pelos estados e municípios. Para isso, explicou, o Partido está reestruturando as seções locais da FLB, com a designação de novos profissionais dedicados à pesquisa e à atuação política, cirtando como exemplo a nova equipe do órgão no Ceará, sob a presidência de Cristina Luz.
Ele voltou a insistir na incrementação dos núcleos de base, a partir do meio profissional, da vizinhança, da família e agora das redes sociais, para, assim nuclearizado e organizado melhor seinsira na sociedade. Manoel Dias e André Figueiredo também insistiram para que o PDT se mobilize com a criação de contas no Facewbook,Twitter, Justin, Youtube e outras sociais, criando seus próprios perfis de candidato, militante ou simpatizante. Nestes perfis, o pedetista poderá manifestar-se, seja dando sua posição diante dos vários temas em questão, seja reproduzindo nossas videoaulas, fascículos, cadernos e as notícias de nosso portal.
Manoel Dias estava acompanhado do Núcleo Avançado da FLB, que a partir da sede em Brasília, organizou juntamente com o diretório cearense, a inscrição, organização e transmissão ao vivo de TV e rádio, além do acompanhamento pelas redes sociais. Esre núcelo, chefiado pelo economista André Menegotto, é integrado por Célia Romeiro (organizadora doevento) , Ricardo Viana (pedagogo e diretor das transmissões), Paulo Ottaran, diretor da Rádio Legalidade, Rafael Machado (editor de imagens) e FC Leite Filho (expositor do item Redes Sociais).(ASCOM - Fortaleza, 23/02/13- FC)
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário