quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Alencar passa por cirurgia em São Paulo para retirada de tumor
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O vice-presidente da República, José Alencar, de 76 anos, passa hoje (16) por uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para dar continuidade ao tratamento contra um tumor na região abdominal. A cirurgia estava prevista para ter início às 6h30, mas a assessoria de imprensa do hospital não confirmou se já começou.
Segundo os médicos responsáveis, a operação deve durar cerca de quatro horas. José Alencar foi internado ontem (16), às 18h, e chegou ao Sírio-Libanês acompanhado da mulher, Mariza Gomes, e de um assessor.
O hospital vai divulgar à tarde um boletim médico sobre o estado de saúde do vice-presidente.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Presidente em exercício confirma veto parcial à lei que protege advogados
O presidente em exercício, José Alencar, confirmou que haverá um "veto parcial" ao projeto de lei que protege os escritórios de advocacia de diligências policiais autorizadas por mandados judiciais de busca e apreensão. "Podemos decidir hoje ou amanhã. Será veto parcial", anunciou Alencar, em entrevista, após participar de solenidade no Palácio do Planalto.
Com a declaração, Alencar sinalizou que ele próprio imporá o veto parcial, pois o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na China e só deve retornar ao Brasil no sábado. O último dia de prazo para que a nova lei seja sancionada é segunda-feira (11).
Em referência às divergências entre diferentes entidades da sociedade civil em relação ao projeto, recentemente aprovado pelo Congresso, Alencar afirmou que não estão em questão os interesses "de uma classe ou de outra" e que "não deve haver antagonismo" em relação ao princípio de que é necessário respeitar o Estado Democrático de Direito e, ao mesmo tempo, adotar intransigência em relação à impunidade.
"Estamos dialogando não só com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), mas também com magistrados, delegados e Ministério Público para que haja consenso", disse o presidente em exercício. Acrescentou que esse diálogo permitirá que o projeto sirva "ao interesse nacional, independentemente de qualquer tipo de antagonismo." Segundo Alencar, o País precisar "acabar com a impunidade, mas não perder de vista o Estado de Direito", e é isso que o governo está levando em conta na análise do projeto.
sábado, 26 de julho de 2008
Vice-Presidente José Alencar vai fazer outra quimioterapia para combater tumor no abdôme
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da República em exercício, José Alencar, informou hoje (26) que um tumor maligno na região abdominal, que ele vem tratando desde 2006, reapareceu e vai exigir novo tratamento quimioterápico, em agosto. A descoberta foi feita após exames realizados na última terça-feira, em São Paulo.
Alencar afirmou que não irá se afastar do trabalho para se tratar, ao ser questionado sobre a possibilidade de tirar uma licença. “De forma alguma”, respondeu ao desembarcar na Base Aérea de Brasília. E completou: “Acho que o trabalho até tem me ajudado, porque há muito tempo eu venho enfrentando este caso e nunca parei de trabalhar”.
O tratamento será realizado em São Paulo com um remédio espanhol chamado Yondelis, que Alencar afirma ter tido sucesso no combate a tumores do tipo sarcoma. Bem-humorado, ele falou sobre os efeitos colaterais. “Vocês já me viram careca algumas vezes, não já? Vão tornar a ver, e tem muitas moças que gostaram quando eu era careca”.
O presidente em exercício não descartou a hipótese de realizar nova cirurgia caso o remédio não dê o resultado esperado, mas demonstrou otimismo. “Nós estamos muito esperançosos e com muita fé”.
Em 2007, José Alencar passou por uma cirurgia para retirar um tumor no abdôme e se internou por algumas vezes no Hospital Sírio-Libanês para se submeter a quimioterapia.
sábado, 17 de maio de 2008
PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte
O vice-presidente José Alencar, na condição de presidente interino, disse ontem à noite em Belo Horizonte que é contra a homologação contínua da terra indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima.
"Os índios chegaram antes e tudo mais, mas, na minha opinião, elas [as terras] não devem ser contínuas, de tal forma que não matasse a produção que lá se realiza", afirmou Alencar.
Mas Alencar não criticou o governo federal pela homologação. Questionado se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha errado, ele disse: "Não acho que o presidente errou. O presidente é o presidente".
Ele acrescentou: "Eu sempre respeitei as posições do presidente, mas a minha opinião é essa. Eu não vou deixar de dar a minha opinião".
O STF (Supremo Tribunal Federal) já recebeu várias ações contestando a demarcação contínua da reserva e vai decidir sobre o caso, embora sem data marcada.
Há uma semana, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, afirmou que essa decisão é uma "prioridade".
Muitos dos que contestam a demarcação contínua das terras defendem que sejam estabelecidas espécies de "ilhas" para os índios dentro da área em disputa
terça-feira, 1 de abril de 2008
O vice-presidente, José Alencar (PRB), defendeu hoje um mandato maior para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
da Folha Online
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Alencar disse que Lula ficaria mais tempo no governo se dependesse da vontade do povo.
"O Lula tem feito muito. Mas falta muito por fazer. Sou um democrata. Não aceitamos conversar outra coisa que não seja discutir a democracia. O Lula deseja fazer o seu sucessor. Mas eu digo que se perguntar aos brasileiros, o que os brasileiros desejam é que o Lula fique mais tempo no poder. Porque está bem o Lula, vai bem o Lula. Raramente encontramos um cidadão como ele para dirigir o país", disse Alencar para a Bandeirantes.
Como exemplo de terceiro mandato, Alencar citou o norte-americano Franklin Roosevelt. "Nos Estados Unidos tem quatro anos e mais quatro anos [de mandato]. Mas nos anos 30 o Roosevelt teve um terceiro mandato porque os EUA precisavam que ele continuasse."
Questionado se o Brasil precisava de um terceiro mandato, Alencar respondeu: "Por isso estamos preocupados com o trabalho. Estamos só começando. Só cumprimos o primeiro ano do segundo mandato. Não pode haver descontinuidade. Por isso ele [Lula] precisa fazer sucessor."
Entusiasmo
Em Brasília, o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) minimizou a defesa de Alencar da ampliação do mandato de Lula. "Conheço a vontade do presidente de terminar o seu mandato. Evidente que todas as vezes que ele vai para uma inauguração as pessoas falam isso. E isso é bom, significa que ele tem dado certo. E as pesquisas dizem. Tem duas formas de você aprovar: através das pesquisas e do aplauso. Da forma como ele tem sido bem recebido. Mas isso é o entusiasmo do vice."
Múcio reiterou que Lula quer terminar o segundo mandato e se afastar. "Tenho absoluta certeza que o intuito do presidente é terminar este segundo mandato e se afastar."
Leia mais
- "Trabalho com muita vontade para fazer sucessor", diz Lula
- Presidente e petistas defendem o término da reeleição em 2009
- Secretário-geral do PT cita Dilma e Marta como nomes para 2010
- Lula tem 18,6% das intenções de voto para eleição de 2010, diz CNT/Sensus
- PT tem assuntos mais importantes para discutir que 3º mandato, diz Viana
Especial
sábado, 19 de janeiro de 2008
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Alencar recebe telefonema de Lula e almoça em hospital
REGIANE SOARES
da Folha Online
O vice-presidente, José Alencar, 76, continua internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com seus assessores, Alencar recebeu hoje de manhã um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva --que retornou de uma viagem para a Guatemala e Cuba.
Lula teria relatado a viagem para Alencar e agradecido o vice por ter assumido interinamente a Presidência, mesmo internado.
Os assessores de Alencar informaram ainda que ele almoçou hoje no restaurante do Sírio acompanhado de sua mulher, dona Mariza, do neto Ricardo e por integrantes da equipe médica do hospital.
De acordo com boletim médico divulgado hoje, Alencar não teve febre nas últimas 48 horas, mas continuará internado para "tratamento de alterações hematológicas que constituem um efeito colateral habitual dos tratamentos quimioterápicos".
Ele recebe tratamento antibiótico e de medicamentos de suporte clínico. Alencar foi internado no sábado devido a uma baixa em seu sistema imunológico. Ele trata um tumor no abdome.
No começo do mês, Alencar foi internado no Sírio para sessões de quimioterapia. Em outubro de 2007, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de nódulos na mesma região.
Fonte: Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u364151.shtmlterça-feira, 15 de janeiro de 2008
Alencar avisa a Lula que pode sofrer nova cirurgia
15/01/2008 - 00h40
Da Folha Online
Em diálogo reservado que manteve com Lula, o vice-presidente José Alencar avisou que não está descartada a hipótese de ter de submeter-se a uma nova cirurgia, informa o blog do Josias.
Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento médico de quadro infeccioso, Alencar, 76, afirmou que os médicos detectaram o surgimento de um novo tumor em seu abdome. Antes de recorrer à intervenção cirúrgica, tentam contornar o problema por meio de sessões de quimioterapia.
Lula dividiu com auxiliares sua inquietação com a situação do vice, mas afirma que está confiante na plena recuperação do "companheiro".
Se confirmada, a nova operação será a sétima cirurgia de câncer a que se submeterá José Alencar, a quarta desde que assumiu a vice-presidência da República, em 2003.
Em 3 de janeiro, Alencar foi internado no hospital Sírio Libanês para sessões de quimioterapia. No último dia 12 ele retornou, dessa vez com suspeita de início de um "quadro infeccioso".
Presidente em exercício, Alencar despachou hoje do quarto do hospital. As pessoas que o visitaram -os ministros Jorge Félix (Segurança Institucional), Marta Suplicy (Turismo) e a primeira-dama Marisa Letícia- disseram tê-lo encontrado "tranqüilo", em "ótimo" estado.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
Após visita, Marisa Letícia diz que Alencar está bem e que ele gosta de substituir Lula
REGIANE SOARES
Da Folha Online
A primeira-dama, Marisa Letícia, visitou hoje o presidente em exercício, José Alencar, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ao deixar o hospital, Marisa Letícia afirmou que Alencar está ótimo.
"Eu achei que ele está ótimo. Está com uma cara boa, está bem e deve ter alta rápido", disse a primeira-dama para os jornalistas que estavam na porta do hospital.
Questionada sobre o diálogo que teve com Alencar, Marisa informou que conversaram sobre assuntos do "dia-a-dia". "Nada de importante ou político."
Segundo ela, Alencar afirmou que gosta de ficar no lugar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira-dama afirmou que Lula sempre pergunta sobre o estado de saúde de seu vice. Marisa Letícia disse que vai ligar hoje à noite para Lula para relatar seu encontro com Alencar e contar como ele está.
Alencar assumiu hoje a Presidência no lugar de Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou à Guatemala e Cuba.
Ele está internado desde anteontem (12) para tratamento médico de quadro infeccioso. Segundo informações do hospital, seu quadro de saúde é estável. Aos 76 anos, ele trata um tumor no abdome.
No fim de semana passado, Alencar esteve internado no Sírio-Libanês para sessões de quimioterapia. Em outubro de 2007, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de nódulos na mesma região.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u363388.shtml
Em visita a hospital, Marta diz que Alencar está ótimo e despachando normalmente
REGIANE SOARES
Da Folha Online
A ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), fez uma visita nesta segunda-feira ao presidente em exercício, José Alencar, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Marta afirmou que ele está ótimo e despachando normalmente do quarto do hospital.
Alencar assumiu hoje a Presidência no lugar de Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou à Guatemala e Cuba.
"O que me deixou feliz é que ele está muito bem.
Foi muito bom vê-lo porque ele tem aquela energia e aquele ânimo."
A ministra disse que despachou assuntos de sua pasta com Alencar. Entre os assuntos abordados, segundo ela, está a questão do câmbio, mas Marta não deu detalhes sobre o assunto.
A petista afirmou ainda que, apesar de o presidente em exercício estar bem, não há previsão de alta médica, mas que ele quer sair o mais rápido possível. "Ele está lá amarrado."
Alencar está internado desde anteontem (12) para tratamento médico de quadro infeccioso. Segundo informações do hospital, seu quadro de saúde é estável. Aos 76 anos, ele se submete a tratamento de um tumor no abdome.
No fim de semana passado, Alencar esteve internado no Sírio-Libanês para sessões de quimioterapia. Em outubro de 2007, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de nódulos na mesma região.
Alencar recebeu hoje vários telefonemas de solidariedade e de trabalho, mas não atendeu a todos. Em conversa com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), ele falou sobre sua intenção de deixar o hospital.
"Eu vou fugir deste hospital. Sair do hospital e driblar a segurança é tranqüilo, o problema é a imprensa lá fora. Não tem como escapar", teria dito Alencar ao líder tucano. Ainda hoje, Alencar vai receber o ministro Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional).
Viagem
Lula viajou hoje para a Guatemala, onde participa da cerimônia de posse do presidente eleito Álvaro Colom. Em seguida, vai para Cuba na companhia de vários ministros e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
O presidente deve se reunir com seu colega de Cuba, Fidel Castro, na próxima semana.
Mas a certeza do encontro depende da autorização de médicos pelo fato de ele estar se recuperando de problemas de saúde desde 31 de julho do ano passado.
Em decorrência dos problemas de saúde, Fidel tem sido substituído interinamente na Presidência por seu irmão mais novo, Raul Castro.
Acompanham Lula na viagem a Cuba os ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento), José Gomes Temporão (Saúde), Fernando Haddad (Educação) e Celso Amorim (Relações Exteriores), além do presidente da Petrobras.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u363294.shtml
Ministro da Segurança Institucional visita Alencar e diz que país está tranqüilo
14/01/2008 - 17h20
REGIANE SOARES
Da Dolha Online
O ministro Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) visitou hoje o presidente em exercício, José Alencar, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ao deixar o hospital, Félix afirmou que disse a Alencar que o país está tranqüilo.
"Estamos num momento muito tranqüilo. Absolutamente tranqüilo. Metade do país está em férias e outra metade está pensando em tirar férias", afirmou Félix.
Segundo ele, o encontro foi um "despacho de rotina". Félix disse que transmitiu a Alencar informações do serviço de inteligência --não disse quais--, mas que nenhum documento foi assinado.
De acordo com o ministro, Alencar aparenta estar bem e a única diferença visível é que ele está de pijama --em vez do tradicional terno.
A primeira-dama, Marisa Letícia, também visita Alencar. Antes de Félix e Marisa, a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), se reuniu com o presidente em exercício. Marta afirmou que ele está ótimo e despachando normalmente do quarto do hospital.
Alencar assumiu hoje a Presidência no lugar de Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou à Guatemala e Cuba. "O que me deixou feliz é que ele está muito bem. Foi muito bom vê-lo porque ele tem aquela energia e aquele ânimo", disse Marta.
Saúde
Alencar está internado desde anteontem (12) para tratamento médico de quadro infeccioso. Segundo informações do hospital, seu quadro de saúde é estável. Aos 76 anos, ele trata um tumor no abdome.
No fim de semana passado, Alencar esteve internado no Sírio-Libanês para sessões de quimioterapia. Em outubro de 2007, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de nódulos na mesma região.
Alencar recebeu hoje vários telefonemas de solidariedade e de trabalho, mas não atendeu a todos. Em conversa com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), ele falou sobre sua intenção de deixar o hospital.
"Eu vou fugir deste hospital. Sair do hospital e driblar a segurança é tranqüilo, o problema é a imprensa lá fora. Não tem como escapar", teria dito Alencar.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u363337.shtml
Mesmo internado, Alencar se reúne com ministros
| |
Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2008 | 14:42Hs | |
Redação | |
|
domingo, 13 de janeiro de 2008
Vice-presidente José Alencar é internado em SP
13/01/2008 - 03h10
Da Folha Online
O vice-presidente da República, José Alencar, foi internado na noite deste sábado (12) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
A internação já era prevista para controlar o nível de hemoglobina de Alencar, que estava baixo, informa sua assessoria de imprensa.
Um boletim médico sobre o estado de saúde do vice-presidente deve ser divulgado pelo hospital neste domingo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u362914.shtml
sábado, 12 de janeiro de 2008
José Alencar recebe alta de hospital em São Paulo
Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008
O vice-presidente José Alencar recebeu alta na manhã deste domingo do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.Ele estava internado desde quinta-feira para sessão de quimioterapia.
Segundo o hospital, a internação foi necessária para dar continuidade ao tratamento iniciado por Alencar após cirurgia realizada em outubro do ano passado para retirada de um tumor no abdome.
O vice-presidente passou o Natal em Belo Horizonte e o Réveillon no Rio com familiares. Nos últimos dez anos, Alencar foi submetido a cinco cirurgias para retirada de tumores.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u360652.shtml