da Folha Online
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Alencar disse que Lula ficaria mais tempo no governo se dependesse da vontade do povo.
"O Lula tem feito muito. Mas falta muito por fazer. Sou um democrata. Não aceitamos conversar outra coisa que não seja discutir a democracia. O Lula deseja fazer o seu sucessor. Mas eu digo que se perguntar aos brasileiros, o que os brasileiros desejam é que o Lula fique mais tempo no poder. Porque está bem o Lula, vai bem o Lula. Raramente encontramos um cidadão como ele para dirigir o país", disse Alencar para a Bandeirantes.
Como exemplo de terceiro mandato, Alencar citou o norte-americano Franklin Roosevelt. "Nos Estados Unidos tem quatro anos e mais quatro anos [de mandato]. Mas nos anos 30 o Roosevelt teve um terceiro mandato porque os EUA precisavam que ele continuasse."
Questionado se o Brasil precisava de um terceiro mandato, Alencar respondeu: "Por isso estamos preocupados com o trabalho. Estamos só começando. Só cumprimos o primeiro ano do segundo mandato. Não pode haver descontinuidade. Por isso ele [Lula] precisa fazer sucessor."
Entusiasmo
Em Brasília, o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) minimizou a defesa de Alencar da ampliação do mandato de Lula. "Conheço a vontade do presidente de terminar o seu mandato. Evidente que todas as vezes que ele vai para uma inauguração as pessoas falam isso. E isso é bom, significa que ele tem dado certo. E as pesquisas dizem. Tem duas formas de você aprovar: através das pesquisas e do aplauso. Da forma como ele tem sido bem recebido. Mas isso é o entusiasmo do vice."
Múcio reiterou que Lula quer terminar o segundo mandato e se afastar. "Tenho absoluta certeza que o intuito do presidente é terminar este segundo mandato e se afastar."
Leia mais
- "Trabalho com muita vontade para fazer sucessor", diz Lula
- Presidente e petistas defendem o término da reeleição em 2009
- Secretário-geral do PT cita Dilma e Marta como nomes para 2010
- Lula tem 18,6% das intenções de voto para eleição de 2010, diz CNT/Sensus
- PT tem assuntos mais importantes para discutir que 3º mandato, diz Viana
Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário