Fonte: MCS - www.curitiba.pr.gov.br
8 de março de 2013
A expressiva participação feminina na educação municipal de Curitiba foi destaque na manhã desta sexta-feira (8) durante o encontro do prefeito Gustavo Fruet com um grupo de 250 diretoras e vice-diretoras de unidades escolares dos núcleos regionais de educação do Portão e Pinheirinho. Dos 18 mil servidores da rede municipal de ensino, 80% são mulheres.
“Só podemos nos orgulhar por ter à frente da educação municipal pessoas com tantos talentos, cuja vocação de cuidar e educar se sobrepõe à obrigação”, disse o prefeito Gustavo Fruet, no Salão de Atos do Parque Barigui.
Ao falar sobre o trabalho diário das profissionais da educação, na formação e promoção dos cidadãos curitibanos, o prefeito Gustavo Fruet afirmou que a administração municipal trabalhará, diariamente, para garantir os direitos e a valorização das mulheres. Entre as ações para a área destacou o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as mulheres, a criação da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher e a reabertura do Hospital e Maternidade Bairro Novo, que voltou a funcionar nesta manhã, em parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES).
O prefeito também apresentou ao público - formado por diretores e vice-diretores de escolas, centros municipais de educação infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Especializado (CMAEs) - o novo programa de formação continuada dos profissionais da educação e algumas das propostas que serão colocadas em prática nas escolas e creches, ainda neste ano.
A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo explicou como serão desenvolvidos os projetos EduCultura, EduPesquisa e EduTecnologia,voltados para a formação dos profissionais em tecnologia, pesquisa e cultura. Os projetos de ampliação de ações nas áreas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial também foram apresentados ao grupo, que replicará as informações nas unidades de suas regionais.
“Estamos desenhando novos rumos para a educação municipal. Buscamos o fortalecimento da escola como espaço pedagógico, de desenvolvimento e de promoção de oportunidades”, disse Roberlayne, Roballo.
O encontro foi o quarto de uma série de cinco eventos organizados pela Secretaria Municipal da Educação para apresentar e debater as questões pedagógicas e as estratégias para a formação dos profissionais do magistério municipal. Os encontros são encerrados com apresentações culturais de artistas locais.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário