sábado, 25 de julho de 2009

Cirurgia de Alencar termina após quatro horas; médico diz que vice foi "bravo e forte"


Rodrigo Paiva/Folha Imagem
Um dia após receber alta, José Alencar volta a ser internado em SP com dores abdominais

da Folha Online

Atualizado às 21h48.

A cirurgia a que o vice-presidente José Alencar foi submetido nesta sexta-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, terminou por volta das 21h. O procedimento durou cerca de quatro horas. Ele foi submetido à uma colostomia (que desvia as fezes para uma bolsa plástica fixada no abdômen).

Segundo o médico Raul Cutait, um dos responsáveis pela equipe que cuida do vice-presidente, Alencar se "comportou muito bem" e que "mais uma vez" ele foi "um bravo, um forte".

O vice-presidente foi submetido a uma cirurgia nesta sexta-feira por causa de uma nova obstrução intestinal. Ele havia recebido alta no início da noite de ontem após ficar 16 dias internado para se recuperar da cirurgia realizada no último dia 9. Porém, Alencarvoltou a sentir dores e retornou para o hospital hoje pela manhã. Depois de realizar exames no vice, os médicos decidiram realizar a colostomia.

"Foi feito aquilo que se pretendia, e ele se comportou muito bem. Esta colostomia vai ficar enquanto se avalia o que pode ser feito com os tumores. Vamos ver qual vai ser a evolução dele", afirmou Cutait.

Questionado sobre o fato de Alencar voltar a sentir dores menos de 24 horas depois de deixar o hospital, o médico explicou que "infelizmente" a evolução do quadro de saúde não foi tão favorável. Ele explicou ainda que foi o próprio vice que pediu para não realizar a colostomia na cirurgia realizada no último dia 9.

"A colostomia poderia ter sido feita na outra cirurgia mas foi algo que o presidente preferiu que não fosse feito para que se desse a ele a oportunidade desse processo da obstrução se resolver --tendo em vista tudo o que foi realizado dentro do abdome dele. Só que infelizmente a evolução não foi tão favorável quanto todos nós queríamos e, embora ele tivesse alguma dificuldade, esse problema se mostrou agudo de ontem à noite para hoje", afirmou.

O vice luta contra um câncer na região abdominal desde 1997 e já foi operado 14 vezes. A cirurgia de hoje foi a 15ª. Segundo Cutait, Alencar está bem. "Ele está muito bem. Se comportou muito bem durante a cirurgia. Não teve nenhum problema maior. Mais uma vez ele foi um bravo, um forte", afirmou.

Cutait disse ainda que não há como dizer se Alencar terá novas obstruções intestinais ou voltará a sentir dores. "Não existe resposta pra isso. Vai depender da evolução dos tumores dele em função dos tratamentos que estão sendo realizados", disse.

Alencar também faz um tratamento experimental no Centro Oncológico MD Anderson, nos EUA, um dos maiores centros especializados em câncer do mundo.

Cutait explicou que a continuidade no tratamento experimental vai depender da recuperação de Alencar

Nenhum comentário: