terça-feira, 27 de outubro de 2009

Alencar diz que exame mostra "redução substancial" de tumores

da Folha Online

O vice-presidente da República, José Alencar, disse nesta terça-feira que o último exame realizado mostra que houve uma "redução substancial" dos tumores. Ele trata um câncer na região abdominal. Alencar luta contra a doença há 12 anos e já passou por 15 cirurgias.

"As coisas estão indo bem. Agora, por exemplo, o último exame que nós fizemos... Houve uma constatação que foi uma coisa que nos deixou... Os médicos ficaram ufanos, chegaram a um ponto que não acreditavam no que estavam vendo, porque houve uma redução substancial de todos os tumores", disse ele ao programa "Estúdio I", da Globo News.

Alencar também falou sobre a força que tem recebido das pessoas de todo o Brasil. "Eu tenho recebido manifestações de todo o Brasil, de pessoas que não conheço, que fazem cartas lindíssimas, orações maravilhosas e isso tem me dado muita força."

O vice disse ainda que não tem medo da morte. "Eu não tenho medo da morte, nunca tive medo da morte, porque você vai morrer um dia, só Deus é que sabe quando. O que eu tenho pedido a Deus é que não me dê um dia a mais de vida de que eu não possa me orgulhar dele."

Ele afirmou que nunca se desespera, nem com as notícias mais duras. "Tenho pedido a Deus humildade, fui operado 15 vezes desde 1997, só esse sarcoma me levou à cirurgia oito vezes, desde 2006, esse ano fui operado três vezes dele. Deus me deu isso para lembrar que não sou nada, tão dependente."

Alencar disse que um homem público não tem o direito de esconder uma doença. "Ninguém tem nada a ver com o câncer do José Alencar, mas tem a ver com o câncer do vice-presidente da República. O homem público não se pertence. Ele não tem direito de guardar pra si um caso que afeta a vida dele, ele não pode. Daí a razão pela qual tenho sido transparente em relação ao meu caso. Essa transparência tem me ajudado, porque me faz encarar com realismo."

Ele finalizou a entrevista dizendo não ter medo da palavra câncer. "Eu não tenho medo da palavra câncer. Muitas pessoas nunca pronunciaram a palavra câncer. Meu trabalho tem sido no sentido de que o câncer seja discutido, porque ele pode ser curado, desde que haja um diagnóstico precoce. Vamos perder o medo de falar de câncer. Vamos discutir o câncer e vamos vencer o câncer, se Deus quiser."

domingo, 20 de setembro de 2009

Vice José Alencar recebe alta e sai do hospital

Paulo Fernandes
O vice-presidente da República, José Alencar, deixou, neste sábado, o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde a última quinta-feira.
Ele passou por um tratamento para combater uma pancitopenia - uma redução de elementos de defesa no sangue.

Conforme a Agência Brasil, Alencar permanece em SP onde fará exames na próxima segunda-feira para avaliar se tem condições de passar por uma quimioterapia no dia seguinte.

Há alguns anos, o vice-presidente teve um diagnóstico de câncer. Desde então, tem enfrentado a doença com internações e medicamentos.

sábado, 25 de julho de 2009

Cirurgia de Alencar termina após quatro horas; médico diz que vice foi "bravo e forte"


Rodrigo Paiva/Folha Imagem
Um dia após receber alta, José Alencar volta a ser internado em SP com dores abdominais

da Folha Online

Atualizado às 21h48.

A cirurgia a que o vice-presidente José Alencar foi submetido nesta sexta-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, terminou por volta das 21h. O procedimento durou cerca de quatro horas. Ele foi submetido à uma colostomia (que desvia as fezes para uma bolsa plástica fixada no abdômen).

Segundo o médico Raul Cutait, um dos responsáveis pela equipe que cuida do vice-presidente, Alencar se "comportou muito bem" e que "mais uma vez" ele foi "um bravo, um forte".

O vice-presidente foi submetido a uma cirurgia nesta sexta-feira por causa de uma nova obstrução intestinal. Ele havia recebido alta no início da noite de ontem após ficar 16 dias internado para se recuperar da cirurgia realizada no último dia 9. Porém, Alencarvoltou a sentir dores e retornou para o hospital hoje pela manhã. Depois de realizar exames no vice, os médicos decidiram realizar a colostomia.

"Foi feito aquilo que se pretendia, e ele se comportou muito bem. Esta colostomia vai ficar enquanto se avalia o que pode ser feito com os tumores. Vamos ver qual vai ser a evolução dele", afirmou Cutait.

Questionado sobre o fato de Alencar voltar a sentir dores menos de 24 horas depois de deixar o hospital, o médico explicou que "infelizmente" a evolução do quadro de saúde não foi tão favorável. Ele explicou ainda que foi o próprio vice que pediu para não realizar a colostomia na cirurgia realizada no último dia 9.

"A colostomia poderia ter sido feita na outra cirurgia mas foi algo que o presidente preferiu que não fosse feito para que se desse a ele a oportunidade desse processo da obstrução se resolver --tendo em vista tudo o que foi realizado dentro do abdome dele. Só que infelizmente a evolução não foi tão favorável quanto todos nós queríamos e, embora ele tivesse alguma dificuldade, esse problema se mostrou agudo de ontem à noite para hoje", afirmou.

O vice luta contra um câncer na região abdominal desde 1997 e já foi operado 14 vezes. A cirurgia de hoje foi a 15ª. Segundo Cutait, Alencar está bem. "Ele está muito bem. Se comportou muito bem durante a cirurgia. Não teve nenhum problema maior. Mais uma vez ele foi um bravo, um forte", afirmou.

Cutait disse ainda que não há como dizer se Alencar terá novas obstruções intestinais ou voltará a sentir dores. "Não existe resposta pra isso. Vai depender da evolução dos tumores dele em função dos tratamentos que estão sendo realizados", disse.

Alencar também faz um tratamento experimental no Centro Oncológico MD Anderson, nos EUA, um dos maiores centros especializados em câncer do mundo.

Cutait explicou que a continuidade no tratamento experimental vai depender da recuperação de Alencar

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Alencar diz que sai vitorioso do hospital mas que guerra contra o câncer continua

BRUNO DE VIZIA
colaboração para a Folha Online

O vice-presidente José Alencar deixou na noite desta quinta-feira o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o último dia 9 para para se recuperar de uma cirurgia para corrigir uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais. Ele disse que sai vitorioso mas admitiu que "não foi fácil".

"Saio vitorioso de uma batalha, mas a guerra [contra o câncer] continua", disse. "A obstrução intestinal foi provocada pelo mal [câncer] e não foi fácil sair dessa", afirmou.

Alencar ressaltou que ainda deve ficar em São Paulo por mais três ou quatro dias "porque me deram alta do hospital mas não do serviço médico".

No último dia 9, Alencar foi submetido a uma cirurgia --que durou seis horas-- para corrigir uma obstrução intestinal. O vice luta contra um câncer na região abdominal desde 1997 e já foi operado 14 vezes. Na cirurgia, os médicos retiraram dez tumores, mas ao menos oito ainda permanecem.

Alencar também faz um tratamento experimental no Centro Oncológico MD Anderson, nos EUA, um dos maiores centros especializados em câncer do mundo. Hoje, o vice disse que está reagindo bem à nova medicação, que ainda está em fase de testes.

"Os resultados apresentados no meu caso são animadores e estou confiante. Não tenho nenhum sintoma", afirmou.

Alencar deixou o hospital bem humorado e agradecendo as orações e a equipe médica. "Recebi muitas manifestações que me encorajaram. Meu agradecimento é imorredouro para a equipe que me atendeu", disse.

Perguntado sobre o que gostaria de fazer ao chegar em casa, Alencar disse que gostaria de comer um torresmo.

sábado, 11 de julho de 2009

Alencar fala com Lula e deve deixar UTI hoje

da Folha de S.Paulo

O vice-presidente José Alencar deve ser transferido hoje para a unidade semi-intensiva do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele se submeteu anteontem a uma cirurgia de seis horas para desobstrução intestinal. O presidente Lula, que chegaria ao país durante a madrugada, pode visitá-lo.

Alencar teve uma recuperação classificada como "satisfatória" pelos médicos. Pela manhã, segundo sua assessoria, ele estava disposto. Por telefone, conversou com o presidente. Na ausência de Lula, Alencar ficou no exercício da Presidência -mesmo durante a cirurgia.

Os médicos retiraram dez tumores de sua região abdominal, mas ao menos oito ainda permanecem. Parte deles causava a aderência que bloqueou o intestino. Essa é sua 14ª cirurgia desde 1997. Alencar faz tratamento contra o câncer com droga experimental, nos EUA.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

José Alencar está de bom humor após cirurgia, diz assessor

da Agência Folha
da Folha Online

O presidente da República em exercício, José Alencar, está se recuperando bem da cirurgia a que se submeteu ontem (9) para o tratamento de obstruções intestinais, disse na tarde de hoje o chefe de gabinete da vice-presidência, Adriano Silva.

O assessor afirmou ainda que José Alencar está bem humorado e, pela manhã, quis saber das notícias pela televisão. "A cirurgia foi muito bem sucedida e, hoje pela manhã, por volta das 6h30, ele pediu que fosse ligada a televisão porque queria ver as noticias", disse.

Segundo o chefe de gabinete, o vice-presidente fez várias cobranças de "assuntos que estavam na pauta desde ontem". "Esse é o espírito de Alencar. Ele está muito animado, muito otimista e vai dar certo", afirmou.

José Alencar continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Hoje, um boletim médico afirmou que ele "está evoluindo de maneira satisfatória, estando bem disposto e acordado".

O presidente em exercício foi internado na quarta-feira à tarde após sentir fortes dores abdominais quando ainda estava em Brasília. Na operação de ontem, os médicos desobstruíram uma das alças de seu intestino delgado e retirou dez dos 18 tumores que ele tem na região.

Após a cirurgia, os médicos afirmaram que Alencar se comportou bem durante a operação. A expectativa é de que ele fique na UTI por dois dias e em seguida permaneça por aproximadamente dez dias em recuperação em um quarto. "Vai depender de como o organismo dele reagir: uma semana, dez dias, um pouco mais [de internação]", afirmou o cirurgião Raul Cutait em entrevista coletiva

Evolução da doença

Alencar descobriu que tinha câncer em 1997, quando após um check-up foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retira um tumor na próstata.

Depois da retirada de outros nódulos, agora no abdômen, Alencar é diagnosticado com câncer no intestino.

Em janeiro deste ano, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar ficou internado 22 dias após a operação.

Contrariando as expectativas, no entanto, os exames seguintes apontaram a volta de 18 tumores na região. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico MD Anderson.

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna hoje ao Brasil depois de uma semana de viagem ao exterior. Ele deve visitar o presidente em exercício, José Alencar, amanhã.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

José Alencar antecipa viagem para São Paulo

da Folha Online

O presidente da República em exercício, José Alencar, antecipou para esta quarta-feira sua viagem para São Paulo. Ele faria exames amanhã no hospital Sírio-Libanês, mas antecipou para hoje.

Alencar saiu de Brasília por volta das 14h15. Ele está no exercício da Presidência por causa da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Europa.

O vice-presidente recebeu alta na manhã de segunda-feira do hospital Sírio-Libanês. Ele foi internado na tarde de sábado por conta de uma obstrução intestinal.

Histórico

Desde 1997, o vice-presidente luta contra o câncer e já passou por diversas cirurgias.

Em janeiro deste ano, Alencar enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal.

Os últimos exames do vice apresentaram a volta de 18 tumores na região. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico MD Anderson.

domingo, 31 de maio de 2009

Alencar chega hoje ao Brasil após tratamento nos EUA; amanhã assume a Presidência




da Agência Brasil

O vice-presidente José Alencar chega neste sábado ao Brasil depois de dar início a um tratamento experimental contra o câncer na região abdominal, em Houston, nos Estados Unidos, segundo informou sua assessoria. A chegada a Brasília está prevista para as 21h. Ele continuará o tratamento no Brasil.
28.abr.2009/Valter Campanato/ABr
O vice-presidente José Alencar chega neste sábado ao Brasil após viagem aos EUA
O vice-presidente José Alencar chega neste sábado ao Brasil após viagem aos EUA

Amanhã, Alencar já assume a Presidência da República durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para El Salvador, Guatemala e Costa Rica. Lula estará de volta na próxima quinta-feira (4).

Os últimos exames do vice apresentaram a volta de 18 tumores no abdômen. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico MD Anderson. Na viagem aos Estados Unidos, Alencar foi acompanhado pelo diretor de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Hoff.

Em janeiro deste ano, Alencar enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores. O vice luta contra a doença há 12 anos